5 dicas para ter um sorriso mais bonito e saudável

COLUNISTA CONVIDADO, SAÚDE
Como-ter-um-belo-sorriso (1)
O sorriso é nosso melhor cartão de visitas. É através dele que causamos uma primeira impressão boa ou ruim. Pesquisas mostram que 47% das pessoas reparam primeiro no sorriso quando conhece alguém. Por essas razões e também pelo fator “saúde bucal”, devemos nos preocupar em manter um sorriso agradável, jovial, saudável, harmônico e cativante. Então, aqui vão algumas dicas:
  1 – Manter uma boa higiene bucal:
 dentes-02
A escova de dentes e o fio dental devem ser seus melhores amigos! Use sem restrição, o máximo de vezes que conseguir em um dia, até criar o hábito da escovação e fio dental. Ter uma boa higienização diária evita vários problemas, tais como cárie, gengivite e mau-hálito. O uso contínuo de enxaguatório bucal (Listerine, Cepacol, Periogard… e outros) não é indicado. Esses produtos podem provocar efeitos indesejados caso sejam utilizados sem indicação. Sua gengiva sangra quando você passa fio dental? Provavelmente é devido à gengivite. Higienize bem, abuse do fio dental e procure seu dentista para mais orientações. Cuidar da gengiva é muito importante! E não deixe de consultar seu dentista para realizar a profilaxia no consultório pelo menos três vezes ao ano.
2 – Substitua restaurações e prótese danificadas:
É comum alguns pacientes acharem que restaurações e próteses são para a vida toda, mas isso é um engano! Elas podem quebrar, manchar, desadaptar… entre outros problemas que podem acontecer. Substitua prótese e restaurações danificadas, não fique deixando para depois. Pode ser que com o passar do tempo, o problema que antes era simples, se torne mais sério. Hoje, está acontecendo uma verdadeira revolução na área da estética odontológica. As resinas e porcelanas estão quase à beira da perfeição, super resistentes e estéticas. Converse com seu dentista e veja qual o material mais indicado para ser usado no seu caso. Lembre-se: “Os dentes mudam o sorriso. O sorriso muda a face. A face muda a expressão. A expressão muda a vida!” 
 
3 – Faça correção ortodôntica:
aparelho2
O tratamento ortodôntico, como tudo na odontologia, evoluiu e se tornou mais rápido e estético. Não vale a pena permanecer com dentes fora do lugar. Além de ser antiestético, predispõe problemas periodontais, dores na ATM, assimetrias e outros problemas. Procure um ortodontista, faça uma consulta e converse sobre seu caso. Os benefícios do  tratamento ortodôntico ficarão para a vida toda!
 
4 – Faça clareamento:
como-clarear-os-dentes-e-ficar-com-um-sorriso-lindo-4
Dentes claros, brancos, limpos e radiantes transmitem uma sensação de jovialidade e confiança. O clareamento dental é um procedimento estético que vem ganhando cada vez mais adeptos! Quem não quer um sorriso mais jovem e belo? Hoje temos no mercado vários produtos para clareamento dental, procure seu dentista e veja qual é o melhor para você!
 
5 – Não fume:
 proibido-fumar1
Cigarro faz extremamente mal à saúde. Todos nós sabemos dos danos que ele causa ao organismo e, na cavidade bucal não é diferente. Além de manchar os dentes, diminui o fluxo salivar, altera as papilas gustativas, predispõe várias lesões e doenças sérias como câncer.  Minha recomendação é não fume nunca, mas se você já é fumante, pare enquanto é tempo! Mudanças de hábito não são fáceis, procure ajuda médica se for necessário.
Dra. Mariana Cardoso de Monteiro Frota
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
CROGO – 10578

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *