Esteatose hepática

NUTRIÇÃO, SAÚDE

unnamed

 VOCÊ SABE O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?

Esteatose hepática é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo de gordura nas células do fígado.

Quanto mais prolongado e maior acúmulo de gordura , maiores  são os riscos de uma lesão hepática (fibrose avançada, cirrose e até mesmo hepatocarcinoma). Atualmente cerca de 20% da população brasileira em geral é portadora da doença.

As principais causas da doença são: abuso de álcool, sobrepeso ou obesidade, diabetes, hepatites virais, hipertrigliceridemia e  hipercolesterolemia.

Ela pode ser diagnosticada através de exames de sangue ou de imagem como ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética além logicamente de um bom exame clínico realizado pelo médico.

Seu tratamento é baseado no estilo de vida saudável, alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e medicação quando necessária.

Por isso, uma alimentação pobre em gorduras, frituras, açúcares simples e ao mesmo tempo rica em frutas e verduras (vitaminas e minerais) e fibras, previne não somente o ganho de peso como ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos evitando assim maiores complicações para sua saúde posteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *