Hipotireoidismo e o aumento de peso

COLUNISTA CONVIDADO, SAÚDE

unnamed-1

O hipotireoidismo é uma doença causada pela produção ou ação deficiente de hormônios tireoidianos, resultando em uma lentidão generalizada de processos metabólicos. Qualquer faixa etária pode ser atingida, desde o recém nascido com hipotireoidismo congênito até o idoso. Na idade adulta, acomete 2% das mulheres e 0,2 % dos homens.

As manifestações clinicas do hipotireoidismo resultam de uma redução na atividade metabólica, acometendo vários órgãos. Os sintomas mais comuns são:

  • cansaço;
  • sonolência;
  • queda de cabelos;
  • constipação;
  • distúrbios menstruais;
  • depressão;
  • déficit de memória;
  • entre outros.

E o ganho de peso, realmente existe?

O metabolismo lento em decorrência da doença, não é responsável pelo elevado ganho de peso. O ganho de peso é discreto, dentro de 2 a 3 quilos e, normalmente, não há aumento de gordura corporal, mas sim retenção hídrica (acumulo de líquido no organismo). O ganho excessivo de peso que ocorre nesses pacientes está associado a diversos motivos, sendo o principal fator os hábitos alimentares não saudáveis, como escolhas inadequadas e quantidades excessivas de alimentos. Com o metabolismo desacelerado pelo hipotireoidismo, fica mais fácil ver os efeitos que uma má alimentação traz ao nosso corpo.

O tratamento é feito com a reposição hormonal, através da Levotiroxina e cerca de 2 semanas após o tratamento o paciente nota a melhora dos sintomas. Após o tratamento, o peso deve voltar ao normal, pois o inchaço não será mais observado. Se o peso não voltar ao anterior, provavelmente ele é decorrente do excesso alimentar e sedentarismo.

O acompanhamento médico com endocrinologista para dosagem hormonal e avaliação da necessidade do uso de medicações é fundamental, assim como um enfoque multidisciplinar, sendo relevante a avaliação pelo nutricionista e prescrição de uma dieta balanceada. A associação de um programa regular de atividade física supervisionada é de suma importância, ajudando no processo de emagrecimento.

Dessa forma o paciente terá sua saúde restaurada, com melhora da qualidade de vida e hábitos saudáveis.

Dra. Carolina Garcia Meireles

Endocrinologia e Metabologia

CRM- GO: 14603  / CRM-RJ: 52880850

 Contatos:

BELISH Estética Facial e Corporal   –  Fone: (62) 3278-2081

CLINICA DR  -  Fone: (62) 3281-0770

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *